Moradora do Quilombo Cafundá Atrogilda, que fica no Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada na zona oeste da cidade, a chef de cozinha Gizele Mesquita Martins prepara as receitas com alguns dos ingredientes que planta, cultiva e colhe no próprio quilombo.
Dentre as receitas estão algumas da culinária típica do quilombo e que aprendeu com seus antepassados, como por exemplo, o ensopado de banana, a taioba e uma feijoada. Para a Ceia de Natal, ela sugere dois pratos especiais: o pão natalino Astrogilda e o risoto de camarão.
– Com muita dedicação e empenho, conseguimos abrir o Restaurante Tô na Boa que funciona dentro do próprio quilombo. Temos também a nossa cozinha solidária onde fazemos pastéis e sopas para sem distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social daqui da região – destacou Gizele que é bisneta da quilombola Astrogilda. Ela também lançou, no último dia 15 de dezembro, um livro que narra a história de luta e resistência do quilombo Cafundá Astrogilda.
O nome Cafundá Astrogilda está relacionado à história dos Santos Mesquita, uma das famílias que formam o quilombo. A matriarca, dona Astrogilda se tornou conhecida pela sua obra no terreiro localizado no Caminho do Cafundá. Por isso, o quilombo foi batizado com o seu nome, uma forma de homenagea-la.
O Cafundá Astrogilda está em Vargem Grande e é um dos quatro quilombos que existem dentro do perímetro urbano da Cidade do Rio de Janeiro. Dois estão no Parque Estadual da Pedra Branca do Inea, e foram reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares: a comunidade quilombola Camorim, no Maciço da Pedra Branca, em Camorim; e a Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande.
Sobre o parque
Com 12.491,72 hectares de área de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona oeste do Rio.
A unidade de conservação é reconhecida internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.