Uma equipe de guarda-parques da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio), situada na Região Serrana do Rio e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), concentrou seus esforços para combater um incêndio na localidade de Ponte Funda, no Vale das videiras, região localizada no entorno da unidade de conservação, no município de Petrópolis, no último dia 13. O rápido atendimento do Inea impediu que o fogo atingisse a Rebio, pois as chamas foram contidas a 30 metros do limite com a reserva.
A unidade de conservação recebeu denúncia de incêndio florestal por volta das 16h30 do dia 13. Imediatamente, uma equipe de guarda-parques foi ao local e iniciou o primeiro combate ao fogo, que estava se propagando muito rápido e apresentava risco iminente de atingir a unidade de conservação. O Grupamento de Bombeiros Militares de Petrópolis foi acionado para reforço operacional e prontamente mobilizou os bombeiros para apoio, participando das estratégias e táticas para debelar o incêndio. O trabalho durou aproximadamente cinco horas.
Pela manhã do dia seguinte, com reforço do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, do Núcleo Avançado Paraíso do Inea, da equipe da Rebio Araras e do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, o combate ao incêndio continuou por terra e pelo ar. As equipes fizeram o rescaldo e o resfriamento dos focos existentes e das áreas ainda quentes. Estima-se que 45 hectares de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração foram consumidos pelas chamas.
Foram tomadas as medidas cabíveis para identificação e punição do autor. De acordo com a Lei Federal nº 9605 de 1998 e a Lei Estadual nº 3467 de 2000, Provocar incêndio em Mata ou Floresta é crime ambiental passível de reclusão de dois a quatro anos e multa de R$ 1.500,00 por hectare ou fração queimada. O infrator é obrigado a recuperar o dano ambiental causado.
“Importante destacar a atuação imediata guarda-parques e dos bombeiros no dia 13, no combate noturno. Tal ação foi fundamental para inibir a propagação do incêndio para o interior da unidade. Com isso conseguimos manter o território da Reserva há três anos preservados dos incêndios florestais. Agradecemos o apoio do Corpo de Bombeiros“, disse Isabela Bernardes, Chefe da Reserva Biológica de Araras.
“Tão logo fomos comunicados pela gestora da Rebio a respeito do incêndio, mobilizamos uma equipe para atuar em conjunto com o Inea no combate às chamas devido ao risco iminente do fogo atingir a unidade de conservação”, informou o tenente coronel Ramon Camilo, comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrópolis.
Com 3.862 hectares, a Reserva Biológica Estadual de Araras abrange principalmente o município de Petrópolis, com uma pequena porção em Miguel Pereira. Dentre seus objetivos está o de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense.
Nas Reservas Biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.