Na última sexta-feira (3/2), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Lagoa da Turfeira (Revistur), realizou o plantio de 50 mudas nativas da Mata Atlântica em comemoração ao aniversário de sete anos da unidade de conservação. A ação aconteceu no entorno da Lagoa da Turfeira, no município de Resende.
“Em apenas sete anos, a unidade de conservação já promoveu transformações significativas na proteção da biodiversidade local. Parabéns à equipe e a todos os envolvidos pelo empenho nesse excelente trabalho”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.
“Durante esse evento simbólico que marca o aniversário do Revistur, nada melhor do que promover o plantio de árvores no principal território protegido pela unidade de conservação”, explicou o gestor da unidade de conservação, Ricardo Wagner.
Além da equipe do Inea, a atividade reuniu voluntários, conselheiros da unidade de conservação e representantes da Secretaria de Turismo do município para celebrar a data.
Sobre a unidade de conservação
Criado em 3 de fevereiro de 2016, o Refúgio de Vida Silvestre Estadual Lagoa da Turfeira tem por objetivo assegurar a preservação da Lagoa da Turfeira e entorno, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes. A unidade de conservação está localizada no município de Resende, no Médio Paraíba Fluminense, e conta com área de aproximadamente 270 hectares.