Notícias |25.08.2017

Reserva Biológica de Araras promove atividades de sensibilização ambiental para mais de 250 estudantes de PetrópolisA Rebio Araras sugeriu à Defesa Civil o uso da notificação preventiva de incêndio.

​​​​Mais de 250 alunos de escolas do Distrito de Araras e do Vale das Videiras, em Petrópolis, participaram de atividades de educação ambiental promovidas pela Reserva Biológica​ ​Estadual de Araras​ (Rebio Araras)​, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente e​​ pela Defesa Civil da cidade.

As atividades fazem parte do Plano de Inverno, que visa conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância da preservação do meio ambiente, mostrando o malefício das queimadas.

​Sugestão​

A Rebio Araras sugeriu à Defesa Civil o uso da notificação preventiva de incêndio. Baseado em um modelo do Inea, foi criado um documento para o aluno entregar ao responsável para que ele tenha ciência da proibição do uso do fogo. Após assinado, o documento foi encaminhado de volta à Defesa Civil.

Durante as atividades, os alunos também plantaram mudas nativas.

A Rebio Araras, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente, está situada no domínio geoambiental da Serra do Mar, na Região Serrana do Rio, em posição central na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A região possui extrema relevância ambiental devido à presença dos ecossistemas de florestas ombrófila densa submontana, montana, altomontana e campos de altitude. Abrange principalmente o município de Petrópolis, com uma pequena porção em Miguel Pereira.

Por ser uma unidade de conservação da categoria Reserva Biológica, a Rebio Araras não admite visitação, a não ser com fins educativos e de pesquisa científica.