A Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Itaipu, unidade gerida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), comemorou seu 12º aniversário com atividades que reforçaram a importância da conservação marinha e do engajamento comunitário. As celebrações ocorreram na última terça-feira (30/9), em Niterói, e mobilizaram aproximadamente 60 participantes, entre voluntários e alunos da Escola Municipal Heloneida Stuart.
Em parceria com o Projeto Aruanã e o Projeto Vou de Canoa, a unidade de conservação ofertou, pela manhã, um passeio de canoa havaiana na Praia de Itaipu. Ao longo da ação, os profissionais colocaram em pauta a importância da proteção de tartarugas marinhas, animais em abundância na região. Já o encerramento do evento contou com um Arrasto de Praia, onde participantes conheceram a pesca sustentável, que ainda se mantém presente na cultura local.
Dias antes, especificamente em 20 de setembro, a unidade de conservação promoveu também o “Clean Up Day”, que teve por finalidade organizar um mutirão de limpeza na Praia de Itaipu. A ação reuniu 80 voluntários e resgatou 82 kg de resíduos que poluiam o ambiente costeiro e marítimo.
– A iniciativa da Reserva Extrativista de Itaipu, que uniu limpeza costeira, educação ambiental e a valorização de saberes tradicionais, é um brilhante exemplo de como o Inea constrói ações práticas relevantes e engaja toda a comunidade – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Sobre a unidade de conservação
Com 3.943, 58 hectares, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu compreende a área marinha adjacente às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga e a Lagoa de Itaipu, no município de Niterói. A unidade de conservação foi criada visando proteger os meios de vida da população de pescadores artesanais tradicionais da região de Itaipu e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis em sua área de abrangência.