Notícias |27.07.2023

Rio de Janeiro adere à aliança global de US$ 4 bilhões para proteção dos ManguezaisDentre os diversos ações da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, ainda estão um novo projeto e mais investimentos para os mangues

Em meio às comemorações ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, o Governo do Estado do Rio de Janeiro aderiu, nesta quarta-feira (26/7), à Global Mangrove Alliance, a Aliança Global pelo Mangue. A iniciativa, capitaneada no território fluminense pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), visa garantir a proteção de 15 milhões de hectares de manguezais até 2030 e tem investimento de US$ 4 bilhões.

O Estado do Rio de Janeiro é a primeira unidade federativa do país a aderir à iniciativa. Por meio de ações de manejo, conservação e restauração, 18 mil hectares de manguezais em 19 municípios litorâneos serão beneficiados por essa aliança global. Dentre os diversos atores envolvidos, estão a WWF, o Fórum Econômico Mundial, o Governo do Reino Unido e a Universidade de Queensland.

“Com essa nova parceria que envolve entidades globais, estamos, mais uma vez, colocando o Rio de Janeiro como protagonista na agenda sustentável, mas não iremos parar por aí. Ainda este ano, iremos investir cerca de 10 milhões de reais em ações adicionais para a restauração de manguezais no estado do Rio de Janeiro”, celebra o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Expandindo o leque de ações em prol dos mangues, os órgãos ambientais estaduais lançaram, durante as comemorações, o projeto “Nossos Passos na Lama”. A iniciativa reúne um conjunto de ações estruturadas já iniciadas e que visa, nos próximos anos, interromper a perda de manguezal, restaurar esses sistemas, conservar a biodiversidade, garantir financiamentos sustentáveis que auxiliem as economias dependentes dos mesmos e proteger a saúde e manutenção destas áreas.

Agenda especial

Ainda no clima de comemorações, o vice-governador Thiago Pampolha liderou nesta quarta-feira um plantio simbólico em áreas de mangue na Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, unidade de conservação administrada pelo Inea, além de uma visita técnica para expor as singularidades deste local essencial para o equilíbrio ecológico fluminense. Durante as ações, Pampolha enfatizou que os manguezais são um dos ecossistemas mais produtivos do planeta e peças-chave no combate às mudanças climáticas, contribuindo tanto na adaptação de seus impactos, como na fixação de carbono.