Para fortalecer a relação entre o estado do Rio de Janeiro e a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) em prol da segurança hídrica, o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Thiago Pampolha, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Phillipe Campelo, firmaram na última segunda-feira (31/7), em cerimônia no Palácio Guanabara, na capital fluminense, o Pacto pela Governança das Águas e aderiram à segunda fase do Programa de Estímulo à Geração e Divulgação de Dados e Informações sobre a Qualidade das Águas (QUALIÁGUA).
O Pacto pela Governança das Águas tem como objetivo promover a gestão dos recursos hídricos, assegurar a oferta de água em qualidade e quantidade, e regularizar os serviços de saneamento e segurança de barragens. Além disso, visa consolidar o panorama das ações da ANA com o estado, tornando possível o planejamento, acompanhamento e fortalecimento destas ações.
“Esse pacto vai reforçar o nosso propósito de realizar a gestão eficiente dos recursos hídricos, além de melhorar a nossa articulação com a União nos projetos e nas ações a serem tomadas em rios federais, como o Paraíba do Sul, que é responsável por abastecer cerca de 12 milhões de pessoas no estado”, afirmou o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
O Qualiágua, por sua vez, fortalecerá o monitoramento sistemático realizado pelos órgãos gestores dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro e investirá na divulgação dos dados captados nas coletas de qualidade ambiental. Além disso, o programa estipula objetivos e premia financeiramente os estados que cumprem com as metas de geração, divulgação de dados e informações sobre a qualidade das águas superficiais.
“Atualmente, o Inea realiza o monitoramento de praias, rios, baías e lagoas ao redor do estado. O Qualiágua nos disponibilizará 1,6 milhão de reais para que melhoremos nosso monitoramento. Dessa forma, conseguiremos extrair desses dados, informações mais estratégicas, e repassar às concessionárias e comitês de bacia os gargalos existentes em cada região hidrográfica”, explicou o presidente do Inea, Phillipe Campelo.
Além do vice-governador e secretário, Thiago Pampolha, e do presidente do Inea, Phillipe Campelo, participaram da cerimônia de assinatura três diretores da ANA, sendo eles a diretora-presidente, Veronica Rios, a diretora, Ana Carolina Argolo, e o diretor interino, Luis André Muniz.