Notícias |15.08.2025

Rio de Janeiro mostra potencial na Economia Azul durante Rio Innovation WeekSecretaria de Estado do Ambiente promoveu discussões sobre modelo econômico sustentável e gestão de recursos hídricos

No segundo dia do Rio Innovation Week 2025 (13/8), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) reforçou o protagonismo fluminense na Economia Azul e na gestão de recursos hídricos. A programação da pasta ambiental no maior evento de tecnologia e inovação da América Latina segue até sexta-feira (15/8), no Armazém Kobra, na Praça Mauá, reunindo especialistas, autoridades e empreendedores em torno de soluções inovadoras para os desafios ambientais.

As atividades desta quarta-feira começaram com a mesa “Oceano, clima e economia azul: estratégia para um futuro sustentável e resiliente”, que discutiu a importância dos oceanos para o equilíbrio climático e as oportunidades econômicas ligadas à sustentabilidade. O debate evidenciou o papel do Rio de Janeiro como referência na busca por resiliência climática e desenvolvimento sustentável.

Na sequência, o coordenador de Economia Azul da Seas, Márcio Santa Rosa, participou do painel “A Economia Azul e a Hélice Tríplice”, que abordou a integração entre governo, iniciativa privada e academia. Foram apresentados exemplos de iniciativas já em curso, como o BlueRio, programa que regulamentou e implantou um hub de startups voltadas a soluções para os desafios ambientais e para a economia do mar.

Encerrando o segundo dia, a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, apresentou casos de sucesso em projetos de água de reuso – recurso tratado para reaproveitamento em processos industriais, agrícolas ou domésticos. O destaque foi para a parceria entre a Braskem e a Águas do Rio, em Duque de Caxias, com apoio da Seas, que permite o reuso da água e contribui para a redução do despejo de esgoto na Baía de Guanabara.

– Para cada real que investimos em saneamento, economizamos quatro reais em saúde. O saneamento está diretamente ligado à qualidade de vida – destacou a subsecretária.