A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sediaram, nos dias 3 e 4/12, a Reunião Presencial da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT Educa) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Representantes de 15 estados brasileiros para discutiram a implementação de projetos e programas voltados à formação de cidadãos conscientes e engajados na resolução dos desafios ambientais em cada território.
– Sair da teoria para a prática é o nosso maior objetivo. As discussões e o planejamento estratégico traçados aqui vão se traduzir em projetos concretos que ampliem a conscientização e a participação do Governo do Estado na construção de um futuro mais sustentável para todos os brasileiros – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Realizado no Auditório Alceo Magnanini, no centro do Rio, o encontro contou com apoio operacional da Subsecretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental (SUBRHISA) e do Serviço de Educação Ambiental do Inea. A programação incluiu dinâmicas de acolhimento, apresentações sobre os avanços dos planos e programas estaduais de educação ambiental e debates sobre o planejamento estratégico do CT Educa para 2026. Ao longo das atividades, os participantes definiram o calendário de atividades e avançaram no alinhamento de diretrizes comuns para o fortalecimento da gestão socioambiental.
O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre estratégia institucional, seguida de uma dinâmica coletiva para consolidação dos encaminhamentos. A ABEMA ressaltou que as contribuições reunidas ao longo dos dois dias serão incorporadas à agenda de trabalho do CT Educa, ampliando a cooperação entre estados e fortalecendo as políticas ambientais no Brasil.