Notícias |15.08.2025

Rio Innovation Week: SEAS participa de debates sobre soluções climáticas e destaca avanços do RJAutoridades e especialistas apresentaram iniciativas de resiliência e economia verde-azul durante o evento

No último dia da Rio Innovation Week, (15/8), a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) marcou presença no Armazém Kobra com duas mesas de discussão sobre inovação e políticas climáticas. Os debates abordaram desde a restauração ecológica até a liderança do Brasil na agenda ambiental global, com destaque para os programas do Rio de Janeiro.

A primeira mesa, intitulada “Da Rio-92 à COP30: Soluções integradas na sinergia clima e natureza”, discutiu adaptações e restaurações ecológicas estratégicas. A Subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade, Marie Ikemoto, destacou o programa RJ Resiliente, que atua em municípios vulneráveis, e relembrou a crise hídrica de 2014 como um marco para a criação de políticas de conservação hídrica e biodiversidade.

Entre as iniciativas apresentadas está o Programa Floresta do Amanhã, que financia editais para reflorestamento de áreas degradadas. A subsecretária enfatizou a importância da governança multi-nível (federal, estadual e municipal) para implementar ações climáticas eficientes, especialmente em um cenário geopolítico desafiador.

Durante o debate, destacou-se ainda o compromisso do estado com o desmatamento zero (meta monitorada desde 2016) e o aumento da cobertura florestal nas últimas décadas, impulsionado por regeneração natural e áreas protegidas. A meta é ampliar essa cobertura em 10%, aliada a projetos de bioeconomia, agricultura sustentável e turismo ecológico.

A segunda mesa, mediada pela subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, debateu “COP30: Brasil tem a oportunidade de liderar a inovação climática”. A especialista ressaltou a importância da inclusão social nos projetos ambientais.

O painel reforçou o papel do Brasil na agenda global, com o Rio de Janeiro se destacando em iniciativas como Cidades Esponja (soluções baseadas na natureza para drenagem urbana) e parcerias internacionais. Com perspectivas futuras, o Estado segue comprometido unindo a sustentabilidade e o desenvolvimento. As discussões durante o último dia do Rio Innovation Week reforçaram a necessidade de inovação e cooperação entre setores para enfrentar os desafios climáticos.

Serviço
Endereço: Armazém Kobra, Pier Mauá, Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro
Horário: 10h às 18h
Ingressos em https://rioinnovationweek.com.br/