Notícias |03.08.2023

Saiu de casa e notou um forte nevoeiro? Especialista do Inea explica o fenômenoRegião Metropolitana amanheceu nesta quinta-feira (3/8) com névoa intensa cobrindo a paisagem da cidade

Quem acordou na manhã desta quinta-feira (3/8) se deparou com uma paisagem sob forte influência de um nevoeiro nos céus da cidade maravilhosa. Cartões-postais como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e praias famosas como a de Copacabana foram encobertas pelo fenômeno.

Segundo a meteorologista do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cinthia Avellar, o episódio é comum no inverno. “Isso costuma ocorrer após noites frias de céu claro, como a noite passada. Além disso, observamos que além dos ventos fracos, a umidade relativa do ar estava alta. A soma desses fatores favorece o aparecimento do nevoeiro de radiação. Este tipo de fenômeno costuma desaparecer até o fim da manhã e vem seguido de céu claro”, explicou a meteorologista.

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias, o céu deve permanecer aberto e sem previsão de chuvas. A temperatura pode alcançar os 32°C e a velocidade do vento permanecerá entre fraca e moderada, podendo chegar até 51,9 km/h.

Sistema de Alerta de Cheias

O sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Inea para informar a população e as autoridades sobre a possibilidade de chuvas intensas e cheias que possam causar perdas humanas ou materiais.
Os alertas enviados, dados das estações e as imagens dos dois radares meteorológicos estão disponíveis em tempo real, aqui.