Notícias |04.05.2021

Seas e Inea desenvolvem estudo sobre impacto da Covid-19 nos servidoresEstudo mostra que os órgãos ambientais estaduais foram eficazes em resguardar o grupo de risco com a aplicação do regime diferenciado de trabalho

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram nos meses de março e abril um levantamento com o objetivo de mapear os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no corpo funcional dos órgãos ambientais estaduais. A pesquisa feita por meio da Diretoria de Gente e Gestão (Dirgges) contemplou 658 pessoas, o que representa cerca de 60% dos servidores ativos.

A partir dos dados fornecidos, conclui-se que a curva de contaminação dos servidores da Seas e do Inea obedece ao mesmo comportamento observado na população do estado. Por outro lado, é possível dizer que os órgãos ambientais estaduais foram eficazes em resguardar o grupo de risco com a aplicação do regime diferenciado de trabalho.
“Nosso principal objetivo é preservar a saúde dos nossos servidores e por isso adotamos essas medidas. Esperamos que em breve todos do grupo de risco já estejam vacinados, enquanto isso continuaremos adotando todas as medidas necessárias”, destaca o secretário Thiago Pampolha.

A pesquisa constatou que 23% dos participantes foram contaminados pelo novo coronavírus até o momento. Apesar de 77% dos participantes não terem testado positivo para COVID-19, 55% dos respondentes tiveram parentes próximos ou pessoas residentes que testaram positivo.

“Temos duas grandes missões para o estudo. Primeiramente, orientar as medidas de enfrentamento ao Covid-19 na Seas e no Inea. Em segundo lugar, subsidiar uma futura regulamentação do regime de trabalho remoto como uma política definitiva das instituições”, explica o gerente de Gestão de Resultados da Dirgges, Carlos Couto.

Os resultados obtidos pela pesquisa serão utilizados para construir e incorporar medidas sanitárias adicionais em meio a pandemia a fim de reduzir as probabilidades de contágio e trazer segurança para o corpo funcional.