Notícias |25.01.2023

Seas entrega equipamentos para restauração e conservação da flora ameaçada da Mata AtlânticaAlém de potencializar as ações de restauração florestal de municípios e unidades de conservação, material ajudará na construção de conhecimento sobre o território fluminense

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) entregou, nesta quarta-feira (25/1), dezenas de equipamentos para manejo florestal e conservação de flora a prefeituras e unidades de conservação do Rio de Janeiro. Os insumos serão utilizados na marcação de matrizes de espécies ameaçadas e na coleta de sementes da flora da Mata Atlântica que ocorrem no território fluminense.

A iniciativa da Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade (SUBCLIM) da Seas e do programa PAN Flora Endêmica no âmbito do Pró-Espécies beneficia cidades como Nova Iguaçu e Teresópolis, assim como unidades de conservação, entre elas o Parque Estadual da Ilha Grande, em Angra dos Reis, e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói.

“Estas entregas são muito importantes para a busca de espécies endêmicas ameaçadas e, consequentemente, para as ações de restauração florestal no estado do Rio de Janeiro. Além disso, com estes novos equipamentos será possível obtermos maior conhecimento e potencializar as ações de conservação da flora, estratégicas para o nosso território”, explicou a subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade da Seas, Marie Ikemoto, durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença de autoridades e representantes dos locais favorecidos.

Presente na cerimônia, o subsecretário executivo da Seas, José Ricardo Brito, destacou a importância da parceria entre estado e municípios na execução de políticas ambientais. “Temos diversos locais estratégicos para a proteção da fauna e flora da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Neste contexto de mudanças climáticas, todas as instâncias de poder precisam caminhar juntas pela proteção do nosso patrimônio natural”, destacou o subsecretário.

Dentre os materiais fornecidos pela pasta ambiental estão lâmpadas de secagem para estufas, prensas, podões, lonas, rafias e trenas. Todos os instrumentos foram adquiridos com recursos do PAN Flora Endêmica no âmbito do Pró Espécies, iniciativa coordenada pela Seas e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora).