Notícias |09.08.2019

Seas, Inea e Setur promovem Seminário de Observação de Aves e TurismoEvento realizado nesta sexta contribui para fomentar o ecoturismo no estado

As secretarias de estado do Ambiente e Sustentabilidade e de Turismo, junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveram o Seminário de Observação de Aves e Turismo (Setur), nesta sexta (9). O evento, que visa fomentar o ecoturismo no estado, foi realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), no Centro do Rio.

A subsecretária de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Eline Martins; o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Marcio Beranger e o assessor especial do gabinete da Setur, André Torricelli, além do presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura abriram o encontro.

Na ocasião, Eline Martins lembrou que o estabelecimento de parcerias entre as secretarias vai ao encontro da diretriz de governo que preconiza o desenvolvimento sustentável.

“A observação de aves e o turismo são importantes para promover o envolvimento da população, principalmente dos moradores do entorno, nas Unidades de Conservação”, pontuou a subsecretária, referindo-se também à relevância do programa “Vem Passarinhar RJ” do Inea, que promove a visitação e a observação de pássaros nas Unidades de Conservação, que o órgão ambiental estadual administra.

Além do projeto, o evento também debateu temáticas como ‘O potencial econômico e turístico da atividade’ e ‘O estado do Rio de Janeiro e as aves’ para um público de cerca de 100 pessoas.

O seminário de Observação de Aves e Turismo contou com um ciclo de palestras sobre temas pertinentes à atividade e serviu, ainda, como prévia da edição deste ano do Avistar Rio. O encontro, que ocorrerá em outubro deste ano, é organizado pelo Inea e outros parceiros para celebrar a observação de aves em vida livre, um hobby que vem se espalhando pelo Brasil.

Fotos: Flávia Rosella