Notícias |11.03.2022

Seas participa da implantação da primeira Agência de Coleta Seletiva em MaricáEspécie de casa de câmbio da reciclagem, a iniciativa promove a troca de resíduos por dinheiro

Com o objetivo de estimular e promover as políticas públicas sobre os resíduos, na próxima sexta-feira (11/3), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão participar da implantação da primeira Agência de Coleta Seletiva em Maricá, na Região dos Lagos. O projeto da Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj) tem como objetivo destinar e tratar adequadamente os resíduos sólidos no território fluminense e gerar renda.

A iniciativa otimiza a gestão de resíduos sólidos no território fluminense ao mesmo tempo em que fomenta a reciclagem no Rio de Janeiro, o que é essencial para uma política de logística reversa eficiente. “É interessante para o Governo do Estado Rio de Janeiro apoiar esse tipo de iniciativa pois, por meio da economia circular, é possível promover ações que associam sustentabilidade e benefícios sociais”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O cidadão com acesso ao aplicativo ECCOS poderá levar materiais recicláveis até a agência e trocá-los por saldo no cartão Moeda Social, da Prefeitura de Maricá. Assim, a ferramenta contabiliza o lixo recebido e o converte-o em créditos que poderão ser utilizados para pagar boletos bancários, contas de água e de luz, telefonia, TV a cabo, recarga de celulares, entre outros serviços, como uma espécie de casa de câmbio da reciclagem, pois promove a troca de resíduos por dinheiro. Agência de Coleta Seletiva de Cordeirinho fará parte do ecossistema de reciclagem da Plastic Bank, empresa social canadense que ajuda a impedir que o plástico polua os
oceanos.

O resíduo entregue será rastreado até o beneficiamento e a transformação em um novo produto. A iniciativa contribui para a popularização do processo de reciclagem e auxilia na redução dos lixões, bem como para a geração de empregos, beneficiando cidadãos comuns, catadores e cooperativas.

Sobre o APP ECCOS

APP ECCOS atuará como ferramenta de aproximação e interação entre o catador, o cidadão, o reciclador, o comércio, a indústria e o Poder Público. Além disso, contará com recurso de resgate domiciliar, onde o cidadão cadastrado, que queira fazer a destinação correta de seus resíduos sólidos, poderá solicitar a ida de um agente até sua casa para orientá-lo.

A primeira Agência de Coleta Seletiva será instalada na Rua Antônio Callado, Cordeirinho, Maricá (Antiga Rua 107, na subida para Bambuí).