Notícias |24.02.2021

SEAS promove debate sobre Agenda 2030O evento tem como objetivo discutir o engajamento multissetorial de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Rio de Janeiro

No dia 04/3, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) irá promover um encontro para debater a Agenda 2030: Engajamento multissetorial de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Rio de Janeiro. O evento acontecerá de forma virtual, às 14 horas.

A Agenda 2030 é, hoje, o instrumento mais estratégico para direcionar as práticas econômicas e produtivas de forma mais respeitosa com a dignidade humana e a conservação dos equilíbrios ecossistêmicos. Ela reúne 17 objetivos integrados e indivisíveis que mesclam, de forma equilibrada, as questões econômicas, sociais e ambientais, são os chamados ODS. O evento tem como finalidade trazer um panorama sobre a implementação dos ODS no Estado, os desafios e potencialidades, além de gerar o engajamento do setor público e privado.

“Nosso desejo é comemorar os 30 anos da Rio 92 alinhados com os 50 anos dos suecos, realizando atividades comuns entre os dois eventos. Será uma grande oportunidade de aprendizado para todos nós. Podemos utilizar as novas tecnologias para promover um debate que envolva todas as nações em 2022 entorno da Década da Ação da Agenda 2030 da ONU”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O evento será mediado pela subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti que, junto com o Secretário da pasta Thiago Pampolha, vem dando ênfase a década da ação e alinhando as ações do governo do Estado com a Agenda 2030.

“Esse é o melhor caminho que temos. Os 17 ODS seus conjuntos de metas ajudam todos os setores da sociedade a traçarem planos de ação que valorizem a dignidade humana, que impulsionem a não geração de resíduos, garantam a eficiência no uso dos recursos e tratamento de efluentes e assegurem a conservação e regeneração dos ecossistemas” destaca, a Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti.

O Webinar contará com a participação do gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron, do diretor executivo do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, do subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Anderson Monteze e da subsecretária geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado, Geiza Rocha.

O evento é gratuito e para realizar a inscrição, clique aqui.