Notícias |25.10.2023

Secretaria de estado do Ambiente desmobiliza carvoaria clandestina em SeropédicaDois fornos foram destruídos e uma pessoa encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (25/10), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, através da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) e o Instituto Estadual do Ambiente deflagraram operação para desmobilizar uma carvoaria clandestina que operava no município de Seropédica, na Baixada Fluminense. Uma pessoa foi detida e encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para registro da ocorrência e prestação de esclarecimentos esclarecimentos.

Os agentes dos órgãos ambientais encontraram dois fornos de aproximadamente 2,5 metros de altura por 5 metros de diâmetro na área fiscalizada. Embora os mesmos não estivessem em funcionamento, foram constatados diversos indícios de uso recente no local. Conforme a previsão legal, os agentes destruíram as estruturas que eram usadas para a fabricação de carvão sem o devido licenciamento.

“Nossas equipes de fiscalização desenvolvem extenso trabalho de inteligência para desmobilizar todo e qualquer crime ambiental que ocorra no estado. Independente do porte da operação, se há irregularidade e impacto ambiental negativo, iremos interromper a atividade e identificar os responsáveis para que as medidas legais cabíveis sejam tomadas”, afirma o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.