Notícias |29.04.2024

Secretaria de Estado do Ambiente e Inea promovem workshop de contribuições para a Estratégia e Plano de Ação Estadual para BiodiversidadeEvento debateu medidas para proteção coletiva da biodiversidade fluminense

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram na última sexta-feira (26/4), no auditório Alceo Magnanini, o workshop Contribuições para Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro (EPAEB-RJ), um encontro fundamental para discutir e colaborar na construção de iniciativas para a proteção da biodiversidade fluminense. A ideia foi promover um espaço de debate, colaboração e engajamento entre diversos setores da esfera pública e privada.

A EPAEB-RJ é uma ferramenta de gestão integrada das ações nacionais que visam conservar a biodiversidade e usar sustentavelmente os seus componentes, assim como promover a justa e equitativa repartição dos benefícios do uso da biodiversidade. Assim, o plano de ação também é um instrumento de monitoramento do progresso das ações brasileiras, por meio dos estados, para o alcance das metas estabelecidas.

– Encontros como este permitem que nós, da Secretaria e do Inea, possamos debater assuntos tão relevantes para o meio ambiente fluminense. Nosso objetivo é que o Estado do Rio de Janeiro seja um referencial na conservação da biodiversidade no país de forma sustentável e eficiente – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

De acordo com o Marco de Kunming-Montreal, alguns dos objetivos globais para 2050 são: Manutenção, melhoria ou restauração da integridade, conectividade e resiliência de todos os ecossistemas, incluindo a interrupção da extinção induzida pelo homem e a manutenção da diversidade genética; Uso sustentável da biodiversidade; Compartilhamento justo e equitativo de benefícios associados ao uso de recursos da natureza e proteção do conhecimento indígena; Garantia de que recursos financeiros, técnicos e conhecimento científico destinados à implementação de ações cheguem aonde são necessários.

– Hoje é uma das primeiras reuniões para a construção de um futuro mais sustentável para o nosso estado. Sabemos que somente a partir de um trabalho conjunto e árduo conseguiremos cumprir o prazo dos acordos internacionais e estaremos apresentando nossos bons resultados na próxima COP, já no fim do ano – destacou a vice-presidente do Inea, Deise Delfino.

O evento apresentou também as iniciativas dos órgãos ambientais estaduais em prol da biodiversidade, como a promoção de educação ambiental, a partir de programas como Ambiente Jovem, resgates de animais feridos e atropelados, parcerias com o setor privado para investimento em ações de proteção e conservação, monitoramento da fauna, projetos de reintrodução de espécies, ampliação da cobertura florestal, criação e gestão de unidades de conservação, entre outras iniciativas.

Além das atividades da SEAS e do Inea, na oportunidade foram apresentadas ações de outras secretarias estaduais como a de Agricultura (SEAPPA), a de Planejamento e Gestão (SEPLAG), a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS). Completando a participação os municípios estavam representados pela ANAMMA. Contamos com representação do Setor Privado, Terceiro Setor e a Academia

Nas próximas etapas ocorrerá a ampliação dos atores estratégicos em cada setor e em etapas futuras a ampliação para toda sociedade contribuir na discussão.