Notícias |23.03.2023

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade apresenta Ambiente Jovem às delegações do Peru e NepalEncontro teve como objetivo compartilhar a experiência fluminense nas temáticas de juventude e sustentabilidade

No último dia 22/3, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) apresentou o Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do Brasil, para autoridades e especialistas do Peru e do Nepal. O encontro no Palácio Guanabara, na Zona Sul carioca, teve como objetivo compartilhar a experiência fluminense nas temáticas de juventude e sustentabilidade com os países visitantes.

“O Ambiente Jovem acaba de completar um ano de atuação e podermos apresentar a nossa experiência para outros países é a prova de que o programa foi, e continuará sendo, um grande sucesso”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

“Foi um dia muito interessante no sentido de marcar a internacionalização do Ambiente Jovem junto a parceiros de outras partes do mundo, interessados em conhecer um case de sucesso no que se refere a juventude e meio ambiente”, explicou o embaixador do programa e um dos responsáveis pela apresentação, Marcos Vinícios Botelho.

O encontro faz parte de uma série de agendas dos dois países no Brasil para participação em eventos do Fórum Internacional dos Municípios BRICS (IMBRICS+), plataforma de cooperação internacional dos municípios dos cinco países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em conjunto com outras nações. O embaixador do IMBRICS do Peru, Ernesto Walter Heredia Martinez, e do Nepal, Pradeep Kc, também estiveram presentes, junto às suas equipes técnicas.

A reunião contou ainda com a participação da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer para apresentar suas respectivas iniciativas no tema da juventude.

Ambiente Jovem

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.

Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os jovens apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.

Lançado em março de 2022, a iniciativa já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 72 NUPS espalhados por todo o estado. Recentemente, o Governo do Estado anunciou a continuidade do programa e, em breve, divulgará mais informações sobre o novo ciclo.