A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade avança com ações de saneamento, por meio do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM). A iniciativa alcançou o marco de oito quilômetros de túneis escavados para a implementação de troncos coletores de esgoto na Cidade do Rio de Janeiro.
O túnel onde foi implementado o tronco coletor Cidade Nova tem 4,1 quilômetros de extensão. Concluído em fevereiro de 2020, esse tronco coletor pode receber até 700 litros de esgoto por segundo captados de parte dos bairros Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa.
“O PSAM é um programa fundamental e estratégico para as ações de saneamento no Estado. Nesse último ano avançamos muito e vamos continuar trabalhando para concluir a meta esperada para 2022”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.
A pasta ambiental já implementou quatro quilômetros dos 10,7 quilômetros de túnel para a implementação dos troncos coletores Faria Timbó e Manguinhos. Quando estas estruturas estiverem totalmente instaladas irão tratar 2.342 litros de esgoto por segundo captados de parte dos bairros de Ramos, Bonsucesso, Benfica, Lins de Vasconcelos, Méier, Riachuelo, Rocha, Mangueira, Sampaio, Olaria, Del Castilho, Inhaúma, Tomás Coelho, Engenho da Rocha, Higienópolis, Engenho Leal, Cavalcanti, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Pilates, Maria da Graça, Encantado, Todos os Santos, Piedade, Cascadura, Madureira, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Complexo de Manguinhos, Complexo do Jacaré e Complexo do Alemão.
Todo o esgoto captado por esses troncos coletores será levado para a Estação de Tratamento de Efluentes Alegria (ETE) Alegria. Com isso, a iniciativa irá diminuir o lançamento de esgoto sem tratamento na Baía de Guanabara, em volume estimado a 99 piscinas olímpicas por dia.
Os troncos coletores Faria Timbó e Manguinhos fazem parte do Pacto Rio de Janeiro que integra as ações prioritárias do Governo do Estado. Além disso, as ações de coleta de esgoto previstas no programa Cidade Integrada de Jacarezinho terão o tronco coletor Manguinhos como ponto de captação de esgoto dessa região para tratamento.