Notícias |19.12.2023

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea apoiam operação contra posse irregular de fauna silvestre em pousadaEm Silva Jardim, ação encontrou espécies em ameaça de extinção utilizadas para fins turísticos

Na última segunda-feira (18/12), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apoiaram uma operação da Polícia Federal contra a posse irregular de animais silvestres utilizados para fins turísticos em uma pousada no distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim. Os agentes localizaram duas araras, quatro jabutis e dois macacos-prego-de-crista (Sapajus robustus), espécie ameaçada de extinção.

Os responsáveis pelo empreendimento foram conduzidos até a delegacia e irão responder por uma série de crimes, entre eles falsificação de documento, cativeiro ilegal, maus tratos e dificultação da fiscalização. Os animais foram apreendidos e destinados a um local apropriado.

“Não medimos esforços na hora de nos mobilizarmos contra essas atividades ilegais que tanto prejudicam a nossa biodiversidade. Somente a partir de um trabalho coletivo e de auxílio mútuo conseguiremos proteger de forma efetiva os patrimônios ambientais do nosso estado”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A operação contou com a equipe da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) da Seas e da Gerência de Fiscalizações Ordinárias (Gerfis) e da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dirbape) do Inea, além dos agentes da Polícia Federal.