No último sábado (13/5), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) entregaram duas novas obras em prol da segurança ambiental e da melhoria da qualidade de vida da população da capital fluminense. Enquanto na comunidade Roquete Pinto, na Zona Norte da cidade, a Seas deu início a uma série de intervenções no saneamento da região, o bairro de Campo Grande, na Zona Oeste, ganhou uma nova ponte a partir de investimentos na urbanização do local.
“A segurança dos nossos cidadãos e a proteção dos patrimônios ambientais fluminenses são nossas principais prioridades para o momento e essas intervenções geram um impacto positivo em ambas as temáticas”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que esteve presente em ambas as agendas.
As obras de esgotamento sanitário e saneamento no Parque Roquete Pinto, promovidas por meio do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), abrangem as ruas Oricuri, Jubal Lima, Gerson Ferreira e do Iate, além dos becos, travessas e vielas compreendidos entre elas. Com prazo de execução de 12 meses, as intervenções têm como objetivo assegurar o bem-estar da população, bem como fomentar a segurança ambiental na região.
Já no loteamento Princesa Diana, em Campo Grande, os órgãos ambientais estaduais inauguraram uma nova ponte sobre o Rio Barreiro, a qual liga o local à Avenida Brasil. Orçada em mais de R$ 3 milhões, a obra demoliu a ponte existente, que não atendia às normas técnicas, e promoveu a adequação da calha ao rio, fundamental para a segurança da comunidade e da proteção do corpo hídrico. A construção ainda viabiliza o acesso de veículos de maior porte ao loteamento, como ambulâncias e caminhões.