Nesta quinta-feira (14/12), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA), e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram de uma operação contra posse irregular de animais. Em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Militar, a ação localizou diversos animais em um cativeiro doméstico, sem fins comerciais, em Niterói, no bairro Cantagalo.
Os agentes resgataram um bugio, uma arara-canindé (Ara ararauna), uma arara-vermelha (Ara chloropterus) e 11 pássaros silvestres, com destaque para um indivíduo da espécie pixoxó (Sporophila frontalis), ameaçada de extinção. A pessoa responsável pela posse irregular dos animais foi levada à Delegacia da Polícia Federal e presa por várias infrações ligadas à manutenção ilegal de fauna em cativeiro.
”É nosso papel enquanto órgão ambiental garantir a segurança e a proteção da nossa biodiversidade. Estamos em constante vigilância para coibir qualquer prática que desrespeite nossas diretrizes, sobretudo a partir de atuações integradas como essa”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Os setores de proteção ambiental e as unidades de conservação da Seas e do Inea atuam em conjunto com diversos órgãos estaduais e federais de meio ambiente e segurança para aumentar a eficiência das operações de fiscalização.
Cabe ressaltar que manter animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente configura crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/98 e com a Lei Estadual 3.467/2000.