A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram, nesta sexta-feira (29/11), a Feira de Inovação e Negócios Azuis (FINA), dentro da programação do Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025. O evento, realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, teve como foco a bioeconomia, a economia azul e a sustentabilidade.
A Feira de Inovações e Negócios Azuis é uma grande realização. Reúne diversos idealizadores, especialistas e pesquisadores que têm a oportunidade de discutir um tema tão importante e atual. Acredito que a FINA trouxe um amplo leque de possibilidades para aqueles que a prestigiaram — destacou o secretário do Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A FINA reuniu profissionais, empresas, instituições acadêmicas, investidores e pessoas interessadas em iniciativas voltadas à economia azul, que engloba atividades como pesca sustentável, turismo costeiro, transporte marítimo, energia renovável oceânica e biotecnologia marinha. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos e atividades relacionadas ao setor, o evento contou com a participação de cerca de 21 startups, que tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências, propostas e soluções inovadoras.
A feira foi dividida em dois espaços principais: Área de Exposição e Área de Congresso. A Área de Exposição concentrou os estandes de empresas e organizações participantes, onde foram apresentados objetivos, equipamentos e serviços, promovendo a interação entre os visitantes e ampliando as possibilidades de parcerias e negócios. Já a Área de Congresso ofereceu um espaço com lugares sentados para que o público acompanhasse breves apresentações de expositores, palestrantes e especialistas em economia azul, fortalecendo o debate e a troca de conhecimento sobre o tema.