A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA), e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, nesta manhã de segunda-feira (19/6), uma ação no lixão clandestino de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense. A operação aconteceu na Estrada do Arroio Pavuna e teve como objetivo a construção de barreiras e obstáculos para impedir o acesso dos caminhões ao local de despejo irregular.
“O próximo passo é montar uma força-tarefa envolvendo a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Civil, os órgãos ambientais do estado e a prefeitura. Dessa forma, podemos, efetivamente, controlar a situação e montar essa equipe de controle permanente, evitando o dano ambiental e as demais consequências que assolam os moradores dessa região ”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
O local é utilizado para a destinação incorreta de resíduos por uma série de empresas de forma clandestina. A ideia é a construção de muros em duas entradas para impedir o acesso à localidade.
Durante a operação, duas pessoas foram conduzidas até a delegacia e um caminhão foi apreendido. Os órgãos ambientais estaduais irão abrir um processo administrativo para identificar e autuar os proprietários do terreno.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.