Notícias |28.04.2022

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea reprimem despejo irregular de resíduos da construção civil no Recreio dos Bandeirantes

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (Supcca), e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, nesta quarta-feira (27/4), uma ação para combater crimes ambientais no Recreio dos Bandeirantes e em Santa Cruz, na zona oeste da cidade. A operação foi desencadeada a partir de levantamento e acompanhamento de áreas em expansão pelo Estado.

No Recreio, em uma localidade da comunidade do Terreirão, os agentes e os técnicos identificaram, ao lado de um galpão, despejo irregular de resíduos da construção civil e um poço artesiano para extração de água sem a devida outorga de direito de uso de recursos hídricos.

O proprietário do terreno foi multado pela ilegalidade e notificado a apresentar, em um prazo de 15 dias, o protocolo de requerimento de outorga junto ao Inea, a licença ambiental do galpão e a cópia da permissão de uso do terreno público ocupado.

Em Santa Cruz, a equipe identificou e procedeu a demolição sumária de uma construção em Área de Preservação Permanente (APP) na Estrada do Cortume. Esta ação contou com o apoio do 27º Batalhão da Polícia Militar (Santa Cruz).

“Vamos continuar avançando com as nossas fiscalizações, não importa o local. Nesta semana, estivemos em Santa Cruz reprimindo práticas ilegais contra o meio ambiente e hoje estamos no Recreio”, destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.