Notícias |10.09.2025

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade fecha depósito clandestino de recicláveis em Cordovil Ação em conjunto com a Polícia Civil identificou dano ambiental que pode gerar multa de até R$1,7 milhão

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma operação contra uma fábrica de reaproveitamento reciclados ilegal em Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação, que aconteceu em parceria com a 38ª DP Civil de Brás de Pina, verificou a irregularidade do local que operava clandestinamente como fábrica de reaproveitamento de sólidos. 

Ao longo da operação, os agentes identificaram que o endereço era responsável por diversos crimes ambientais, como poluição de solo, disposição irregular de resíduos e falta de licenciamento ambiental. Comprovadas as irregularidades, o responsável pelo local foi conduzido à 38ª DP pelos agentes. Somadas, as multas podem chegar a até um milhão e setecentos mil reais.

– Essa ação expõe a importância de fiscalizações dos órgãos ambientais junto dos agentes de segurança pública. A cooperação entre órgãos otimiza o trabalho de combate aos crimes ambientais, aumentando a celeridade e a eficácia na proteção do nosso meio ambiente – pontuou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo “Disque Denúncia Rio”, com possibilidade de envio de fotos e vídeos e garantia de anonimato.