Notícias |21.01.2021

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade lança Cadastro Estadual de Organizações de Catadores de Materiais RecicláveisFerramenta digital aproximará cooperativas de catadores dos grandes geradores de resíduos

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) lançou na última quarta-feira (13/1) o Cadastro Estadual de Organizações de Catadores de Materiais Recicláveis. A nova ferramenta digital, disponível no site do órgão, pode beneficiar cerca de 180 organizações de catadores de materiais recicláveis em todo o estado do Rio de Janeiro, e permitirá que organizações representativas estejam mais próximas dos grandes geradores de resíduos.

“Essa é uma iniciativa fundamental para aproximar os profissionais dos grandes geradores de resíduos, potencializar a atuação dessas organizações de catadores e com isso fortalecer o trabalho deles”, destacou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A formulação do sistema contou com a contribuição dos catadores de materiais recicláveis na fase de testes, na qual puderam sugerir melhorias ao sistema, demonstrando maior envolvimento da população na execução de políticas estaduais. “O cadastro foi construído com a participação de quem efetivamente vai ser o maior beneficiário dessa política pública ambiental”, afirma o subsecretário de Saneamento Ambiental, Sérgio Mantovani.

A plataforma está disponível no site da Seas desde segunda-feira (18/1) e tem o objetivo de promover a integração entre as organizações de catadores de materiais recicláveis e os grandes geradores de resíduos, ampliando as oportunidades de negócios e ampliando a cadeia produtiva da reciclagem no estado do Rio de Janeiro. Para acessar clique aqui.