Notícias |16.10.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade participa do LASE 2019, em São PauloNo principal encontro de discussões acerca da temática ambiental no setor elétrico, a secretária de estado Ana Lúcia Santoro destacou realizações, prioridades e objetivos no âmbito da pauta energética

A secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, participou de evento comemorativo pelos dez anos do LASE – Licenciamento e Gestão Socioambiental no Setor Elétrico, nesta quarta-feira (16), em São Paulo. O evento é o principal encontro de discussões acerca da temática ambiental no setor. Na plenária principal desta manhã, a secretária elencou as realizações da secretaria no estado, prioridades e objetivos no âmbito da pauta energética.

“O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo e gás natural, o maior gerador de energia térmica a gás, e o único em geração nuclear. Este ano, o Governo do Estado institui o programa Rio Capital da Energia, com o objetivo de consolidar o estado como referência no setor, em segurança no abastecimento nacional e como protagonista na transição energética do país. No âmbito da competitividade da energia, trabalhamos para melhorar o ambiente de negócios e fomentar a geração de emprego e renda. A transição energética mundial a partir da digitalização, descarbonização e descentralização da geração de energia também são pautas do programa desenvolvido pelo governo”, ressaltou a secretária Ana Lúcia Santoro.

O trabalho de simplificação do licenciamento e controle ambiental, por meio do Instituto Estadual do Ambiente, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, foi uma das prioridades destacadas por Santoro para impulsionar o setor produtivo no Rio de Janeiro ao diminuir a burocracia, reduzir custos, racionalizar a atividade estatal, aumentar a eficiência e gerar efetividade na tutela ambiental. O pioneirismo do Inea na publicação de súmulas administrativas de Direito Ambiental também foi uma das realizações mais importantes deste semestre, com objetivo de uniformizar entendimentos, atos e procedimentos do sistema jurídico estadual.

Participaram da plenária, voltada à discussão dos planos governamentais envolvendo o meio ambiente e o setor elétrico para o futuro próximo: o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e presidente da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), Germano Vieira; a chefe da Assessoria Especial de Meio Ambiente do Ministério de Minas e Energia, Maria Ceicilene Martins; a secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, a presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; e o diretor-presidente da Eletronorte, Roberto Parucker.

 

Sobre o LASE 2019

O LASE reúne, há dez anos, governos e empresas de geração e transmissão de energia para discutir sobre a gestão socioambiental de empreendimentos. O congresso abrange debates e palestras sobre experiências de empresários, aspectos regulatórios e técnicos da pauta ambiental e social de projetos do setor elétrico.

Este ano, são mais de 60 palestrantes na programação, incluindo CEOs e presidentes de empresas de geração e transmissão, presidentes de órgãos ambientais estaduais, secretários de estado de Meio Ambiente, governo federal, especialistas, centros de excelência e profissionais de licenciamento.