Notícias |18.06.2025

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade promove ações de educação ambiental na Maré, com a participação de 800 pessoasAtividades foram pensadas para fortalecer o pertencimento territorial e valorizar os saberes locais

No sábado (14/06), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Educação Ambiental e Sustentabilidade, realizou uma ação territorial do Programa Estadual Educando para Sustentabilidade na Comunidade da Nova Holanda, localizada na Maré, Rio de Janeiro. Cerca de 800 pessoas, entre moradores, jovens, educadores e lideranças locais participaram do evento, que contou com a participação ativa da Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo.

A ação teve como objetivo promover a educação ambiental de forma integrada ao cotidiano da comunidade, estimulando práticas sustentáveis, fortalecendo a consciência crítica sobre os desafios ambientais e aproximando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da realidade local. Durante o evento, foram realizadas diversas atividades educativas e interativas, como oficinas de plantio de mudas, rodas de conversa, uma palestra voltada ao empreendedorismo sustentável com o tema “Quer aprender a vender e ter um negócio sustentável? Chega mais!”, além de exposições com acervos da Mata Atlântica e experiências em realidade virtual, com óculos 3D.

As atividades foram pensadas para fortalecer o pertencimento territorial e valorizar os saberes locais, ao mesmo tempo em que promoveram o acesso a conteúdos atualizados sobre sustentabilidade e justiça climática. A presença da comunidade foi expressiva e engajada, demonstrando interesse em dar continuidade a ações semelhantes, especialmente aquelas que associam sustentabilidade à geração de renda e educação.

O evento reafirma o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com uma política pública de educação ambiental participativa, voltada à transformação social e à construção de territórios mais justos, resilientes e sustentáveis.

A atuação conjunta da pasta ambiental, por meio da Superintendência de Educação Ambiental e Sustentabilidade, da Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo e da Associação da Nova Holanda permitiu o fortalecimento das redes locais e o fomento a ações futuras alinhadas à Agenda 2030.