Notícias |24.07.2023

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade prorroga inscrições para projetos de restauração da Mata AtlânticaChamada destinará R$ 25 milhões para projetos voltados para o principal bioma fluminense

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) prorrogou o prazo de submissão de projetos para o Florestas do Amanhã, que disponibiliza o valor de R$ 25 milhões para iniciativas que visam a restauração e conservação da Mata Atlântica. Os interessados podem se inscrever até o dia 13/8.

Com recursos do Fundo da Mata Atlântica (FMA) por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, a chamada tem também como gestor operacional o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, o Funbio. O edital tem por objetivo a recuperação de cerca de 600 hectares de área de vegetação nativa do bioma.

“O conhecimento e o trabalho integrado são fundamentais para que consigamos proteger de forma plena o principal bioma do Estado do Rio de Janeiro. Não mediremos esforços para que essa missão seja bem-sucedida”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os interessados podem participar de uma reunião virtual para esclarecimentos de dúvidas relacionadas à chamada, marcada para o dia 31/7. Podem se inscrever associações civis, fundações privadas e cooperativas em qualquer grau de constituição com projetos com no mínimo dois anos de atuação legal e que se proponham a restaurar uma área mínima de 50 hectares na Região Hidrográfica V, constituída pelos municípios de ltaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito.

As propostas devem ser enviadas até às 18h do dia 13/8 por meio do formulário disponível aqui. Os interessados na reunião para esclarecimentos de dúvidas da próxima segunda-feira (31/7), às 10h, devem mandar e-mail para florestasdoamanha@funbio.org.br. Acesse o edital 05/2023 completo aqui.