Notícias |25.02.2022

Secretaria de Estado do Ambiente reabre Espaço de Convivência Sustentável na Lagoa Rodrigo de Freitas

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reinauguraram, nesta sexta-feira (25/2), o Espaço Convivência Sustentável (ECOS), localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital fluminense. O local oferece bem-estar, lazer e estimula educação ambiental por meio de atividades sustentáveis. A reabertura do empreendimento educativo contará com programação especial desenvolvida em parceria com a concessionária Águas do Rio e com o AquaRio.

Inaugurado em 2019, o ECOS promove a educação ambiental no Estado por meio do diálogo, da reflexão e do engajamento da sociedade em temas relevantes para o desenvolvimento sustentável. Localizado ao lado do Parque dos Patins, o local conta com um jardim sensorial e comestível de Plantas Alimentícias Não Convencionais, com grande variedade de espécies e estrutura para estímulos a respeito da importância da regeneração de espaços urbanos por meio do plantio de hortas. O empreendimento também tem o ECOPONTO, local de entrega voluntária de recicláveis, e painéis fotovoltaicos que geram energia limpa.

O espaço contará, ainda, com um viveiro de caranguejos da espécie Cardisoma Guanhumi latreille, que habita o mangue da lagoa. Além disso, o tradicional Manguezário – Viveiro de mudas oferecerá as espécies Rhizophona Mangle (mangue vermelho), Avicennia Schaueriana (mangue negro) e Laguncularia Racemosa (mangue branco). “A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos bens mais preciosos da cidade do Rio de Janeiro, um grande patrimônio natural. A Seas e o Inea estarão sempre empenhados na preservação deste grande cartão postal”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

“Nosso trabalho é para contribuir com a manutenção e ampliação dessa biodiversidade, não somente através do apoio ao projeto Manguezal da Lagoa, mas principalmente com a operação eficiente do sistema de esgotamento sanitário da região. Esse importante ecossistema é patrimônio da população e deve ser cuidado e preservado por todos nós”, reforça Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.

Além das autoridades ambientais, a reabertura contou com a participação do biólogo Mário Moscatelli que, há 32 anos, desenvolve trabalho de recuperação e preservação do sistema lagunar carioca. “Uma lagoa saudável, com essa fauna, se transforma em um centro de ecoturismo, onde todos saem ganhando: a qualidade da água, os animais, os donos de quiosques que circundam a lagoa e os visitantes. Com um trabalho sério, constante e obstinado, o resultado positivo virá e poderá ser replicado em outros recursos naturais do Rio”, comenta Moscatelli.

Exposições

Águas do Rio apresenta: “Lagoa Vive”

Toda a história de dedicação à recuperação do meio ambiente no local é contada na exposição assinada pela Águas do Rio. De forma lúdica, a atração fala sobre a importância do mangue e da preservação do ecossistema no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, trabalho realizado pelo projeto Manguezal da Lagoa que, desde 2021, também conta com o apoio da concessionária.

AquaRio apresenta: “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!”

O objetivo da exposição é causar um misto de impacto negativo e positivo em todos que por ela passam, além de provocar confusão entre “o que estou fazendo” e “o que posso fazer” em relação à natureza. A atração traz imagens feitas durante um mutirão de limpeza e plantio na Lagoa Rodrigo de Freitas em comemoração ao quinto aniversário do AquaRio.

Além disso, o local contará com a escultura Baleia Dona Itália, homenagem à baleia cachalote grávida encontrada morta na Itália com 22 kg de plástico no estômago. A obra de arte é produzida por André Rongo, da ONG Rongo, e cedida por meio de contrato com a Reciclotron, parceiros que darão apoio ao mutirão.

Horário de funcionamento do ECOS

Exposição ECOS Lagoa – Terça a domingo das 10h às 16h
ECOPONTO – Todos os dias das 09h às 16h