Entre os dias 21 e 23/11, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) recebeu o economista belga Gunter Pauli, famoso pelo trabalho e teoria desenvolvidos em prol da Economia Azul ao redor do Globo. O órgão ambiental promoveu diversos encontros do convidado com os servidores da pasta a fim de debater iniciativas do projeto BlueRio e oportunizar uma aula para os alunos do programa Ambiente Jovem.
Dentre as atividade, nesta sexta-feira (23/11), o especialista lançou seu novo livro, Economia Azul 5.0, durante uma aula magna para convidados e autoridades em Copacabana, na Zona Sul carioca. Na ocasião, que contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, Gunter Pauli contou sobre sua trajetória na pesquisa do conceito de economia azul, que resultou na nova obra.
“A economia azul é uma das grandes vocações do Estado do Rio de Janeiro e estarmos tendo esse diálogo com o criador do conceito é uma oportunidade única e fundamental. A partir de experiências locais e globais como as que este colega veio nos apresentar, conseguiremos implementar o uso sustentável dos nossos recursos de forma plena e efetiva”, celebrou Pampolha.
Dentre os encontros, destaca-se a reunião de apresentação de projetos, iniciativas e ideias que foi composta também pela subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, pelo subsecretário adjunto de Economia no Mar, Marcelo Filipe, pelo vice-presidente da Economia Ativa do Brasil, Marcelo caldas, e pelo o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (DIRSEQ) do Inea, Cauê Bielschowsky, entre outros técnicos e convidados.
No Estado do Rio de Janeiro as secretarias trabalham em conjunto para as ações da Economia Azul no fomento de projetos com foco no desenvolvimento econômico e sustentável. Uma das iniciativas discutidas foi a mudança da porcentagem de saneamento de 45% para 90% dos rios que deságuam na Baía de Guanabara.
O BlueRio tem como matriz a geração de riqueza por meio dos recursos hídricos. O Governo do Estado do Rio lançou o projeto que, através de um coletivo de startups tem como objetivo buscar soluções inovadoras e as potencialidades do Rio de Janeiro nas áreas de saneamento, portos e logística, navegação, sustentabilidade e de energia. O projeto selecionou startups com soluções tecnológicas para o setor marítimo, vocação fluminense.
“Possibilitar uma via de contato da Seas com o Gunter e outros especialistas para debater projetos ambientais imprescindíveis para o Estado do Rio é uma grande oportunidade de ampliar nossa visão e incorporar novas possibilidades”, pontuou a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Seas, Ana Asti.
O economista belga também aproveitou a passagem no Rio de Janeiro para passar um dia com os alunos do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país e capitaneado pela Seas. Na última quarta-feira (22/11), Pauli deu uma aula aos jovens do Núcleo de Pertencimento (NUP) da Rocinha sobre o uso sustentável dos recursos naturais dos oceanos, além de trocar experiências com os futuros líderes ambientais e aprender um pouco mais sobre a sustentabilidade fluminense a partir da visão da nova geração.
Gunter Pauli já publicou 20 livros, os quais foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Nos anos 1990, o belga fundou a Zero Emissions Research and Initiatives (ZERI) em Tóquio, iniciando em seguida um trabalho de expansão global da fundação.