Notícias |15.06.2016

Secretário do Ambiente entrega Licença de Operação para a primeira fábrica da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, em Itatiaia, interior do Rio

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, entregou, nesta terça-feira (14/06), a Licença de Operação (LO), emitida pelo Inea, para a nova fábrica da Jaguar Land Rover, no município de Itatiaia, na Região Sul Fluminense. Com uma área total de 60 mil metros quadrados, o empreendimento vai empregar 400 funcionários e, como parte do Plano de Compensação Ambiental, criar uma Área de Preservação Permanente.

“Esse empreendimento é um exemplo de que é possível aliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. O município de Itatiaia ganhou uma nova área de preservação que irá proteger a biodiversidade da região. Além da questão ambiental, a criação de centenas de empregos diretos irá fomentar a economia do município beneficiando a população local”, destacou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

No terreno da fábrica, que é a primeira da marca fora do Reino Unido, será criada uma Área de Preservação Permanente (APP). Nela, serão plantadas 1.700 mudas de espécies nativas. A ação faz parte do Plano de Compensação Ambiental, que tem por objetivo preservar e restaurar a fauna e flora endêmica da região.

“Com essa fábrica da Land Rover nós estamos dando um passo para o futuro, a nossa população só vai ter conhecimento da importância dessa fábrica quando ver os avanços nos programa sociais, na geração de emprego, nos próximos anos”, disse o prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos Ypê.

O presidente da Jaguar LandRover, Frank Wittemann, se mostrou confiante em manter o mesmo nível de vendas do ano passado, apesar do mercado estar em baixa. Os dois principais modelos de automóveis da marca no país representam 70% das vendas.

Foram investidos cerca de R$ 750 milhões na construção da fábrica que, inicialmente, vai abrigar a produção de dois principais modelos da marca no país; o Range Rover Evoque e o Discovery Sport. A capacidade inicial de produção será de 24 mil carros por ano. Além da mão de obra humana, a linha de produção contará com cerca de 20 robôs trabalhando na montagem das carrocerias.