Notícias |12.11.2018

Seguro ambiental é tema de workshop na sede do IneaINEA promoveu, nesta segunda-feira (12/11), no auditório do órgão ambiental, um workshop sobre seguro ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, nesta segunda-feira (12/11), no auditório do órgão ambiental estadual, no Centro do Rio, um workshop sobre seguro ambiental, instrumento que visa garantir a reparação de danos (pessoais ou materiais) causados involuntariamente a terceiros, decorrente de poluição ambiental.

Durante o evento, o presidente do Inea, Marcus Lima, ressaltou que algumas questões na área ambiental precisam de instrumentos mais eficazes para garantir melhores resultados, especialmente com relação a acidentes ambientais que geram graves danos de difícil contenção e reparação.

Uma das dificuldades nesse sentido, é a reparação de danos causados por acidentes com veículos que transportam materiais perigosos, seja nas estradas ou no mar. Os danos causados por esses acidentes têm elevados custos para reparação e, na maioria dos casos, os responsáveis não têm recursos suficientes para arcar com esses custos.

“Ficamos muito satisfeitos com o evento, pois foi uma oportunidade de discutirmos o seguro ambiental como uma solução bastante viável para atender às demandas de reparação de danos causados, principalmente, por acidentes ambientais”, explicou Marcus Lima.

O Workshop contou com os palestrantes Ronaldo Seroa da Motta, professor de Economia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Luciana Vianna Pereira, advogada atuante nas áreas de Direito Ambiental e dos Seguros e membro d Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ e da União Brasileira de Advocacia Ambiental; Sérgio Luiz Hoeflich, doutor em Engenharia Elétrica no programa de Sistemas de Automação da Universidade de São Paulo (USP); e Laura Pelegrini, advogada especializada na área de seguros e resseguros.

Fotos: Antônio Kämpffe