Notícias |06.01.2026

Inea resgata filhote de Bacurau em ParatySímbolo do folclore brasileiro, ave foi encontrada saudável e encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras)

Na primeira sexta-feira do ano (2/1), um filhote de Bacurau (Nyctidromus albicollis) foi resgatado por guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A ave foi vista por moradores do bairro de Dom Pedro, em Paraty, que acionaram a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Por ser filhote e ainda necessitar de acompanhamento, agentes ambientais encaminharam o animal ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Mambucaba.

– Esse resgate demonstra que continuamos com o compromisso de proteção do ecossistema e manutenção diária. Estamos construindo, juntos, um legado de sustentabilidade para as futuras gerações – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Também conhecido como curiango, o bacurau é uma ave noturna presente em diversas regiões do Brasil. Com canto melancólico e penetrante, é frequentemente associado ao folclore brasileiro, onde ganhou apelidos como “Maria-que-fala”. Diferente de muitas aves, ele não constrói ninhos, mas sim deposita ovos diretamente no solo aberto, confiando em sua plumagem críptica para se camuflar. Outra adaptação notável são seus enormes olhos e suas asas longas e ágeis que lhe permitem capturar insetos em voo com destreza.

Sobre a Reserva

A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ) é uma unidade de conservação localizada no extremo sul do estado do Rio de Janeiro, no município de Paraty, na Costa Verde sul fluminense. Com uma área de 9.797 hectares, abriga remanescentes de Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos.

Criada em 1992, a Reserva tem como objetivo proteger a biodiversidade, a paisagem natural e a cultura tradicional caiçara. Na unidade vivem cerca de 1.500 pessoas, distribuídas em 15 comunidades e núcleos de ocupação ao longo da costa.

Toda a área da Reserva está inserida na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).