Notícias |19.09.2018

Suindara é solta no Parque Estadual Lagoa do AçuPor ser filhote, o animal ficou no Nepas/UENF para tratamento e desenvolvimento, desde seu resgate, em agosto deste ano.

Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, na quarta-feira (18/9), a soltura de uma espécie de ave Suindara (Tyto furcata), no Parque Estadual Lagoa do Açu, localizado no norte do Estado fluminense e administrado pelo Inea.

Segundo a equipe do órgão ambiental estadual, o animal foi encontrado ainda filhote por um morador da localidade conhecida como Travessão de Campos, em Campos dos Goytacazes, e entregue pela equipe aos pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Animais Selvagens da Universidade Estadual do Norte Fluminense (NEPAS/UENF). A ave apresentava boas condições de saúde.

Por ser filhote, o animal ficou no Nepas/UENF para tratamento e desenvolvimento, desde seu resgate, em agosto deste ano. Após 43 dias de reabilitação e treinamentos de vôo, o animal foi entregue à equipe da Unidade de Conservação nesta terça-feira (18/9), que efetuou a soltura no mesmo dia.

“Para esta ação de soltura e/ou reintrodução de animais silvestres, a Unidade de Conservação sempre teve o apoio dos profissionais do Nepas/UENF”, comentou o chefe do Parque Estadual Lagoa do Açu, Heron Costa.

A Suindara possui em média 33 a 36 centímetros, com envergadura podendo chegar a um metro. De hábitos noturnos, prefere presas vivas e se alimenta de roedores e invertebrados. É encontrada em todos os continentes, exceto em áreas muito frias. No Brasil, só aparece com menos incidência em regiões mais densas da Floresta Amazônica.

O Parque Estadual Lagoa do Açu é uma Unidade de Conservação do Inea, e possui uma área de 8.251,45 hectares, abrangendo partes dos municípios de Campo de Goytacazes e São João da Barra, região do litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Fotos: Bruno Lemos