Notícias |09.10.2019

Técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea visitam projeto de restauração da Mata Atlântica no Espírito SantoComitiva conheceu de perto o Programa Reflorestar

A equipe da subsecretaria de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculados à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, estiveram no Espírito Santo para conhecerem o bem sucedido Programa Reflorestar, que visa à restauração da Mata Atlântica.

Iniciativa executada pela Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo, o programa tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico, por meio da conservação e da recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural. A meta é reflorestar 80 mil hectares, até 2020.

Após conhecer o funcionamento estratégico e financeiro do programa, a subsecretária Eline Martins e a comitiva visitaram a sede do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que atua diretamente com o governo capixaba na iniciativa.

Além disso, os técnicos do Inea e da secretaria puderam conhecer as experiências do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, executado no âmbito do “Reflorestar”. As equipes aprenderam sobre as ações de mobilização de áreas a serem restauradas, a sensibilização dos proprietários e as medidas de monitoramento da restauração.