Notícias |24.08.2017

Um dia de intensa programação socioambiental no Parque Estadual CunhambebeO evento contou com a participação de estimados parceiros do PEC

O Parque Estadual Cunhambebe, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu, em 19 de agosto, sábado, uma série de atividades socioambientais para a população. Foi realizada a quinta edição do “Programa de Índio”, evento promovido bimestralmente na sede do PEC.

A atividade é aberta ao público e tem o objetivo de promover a integração da Unidade de Conservação com a população através de diversas ações como: trilhas guiadas, palestras, oficinas, apresentações artísticas, cine ambiental, exposições, dentre outras atrações que, paulatinamente, fortalecem o uso público no Parque.

O evento contou com a participação de estimados parceiros do PEC como: Instituto Boto Cinza, Projeto Aruanã, Projeto Monitoramento de Praias – Bacia de Santos, Condutores de Visitantes do PEC, Fundação Mario Peixoto, Artesãs Arte Nativa, Produtores Agroecológicos de Mangaratiba, Projeto Replantando Vidas, Pitarte e Pet Floresta – UFRRJ e Secretaria Municipal de Turismo de Mangaratiba.

Palestras lotam o auditório

As palestras ministradas pelo Projeto Aruanã, na parte da manhã, e pela historiadora Miriam Bondin, durante a tarde, lotaram o auditório e cativaram o público presente com diversas informações importantes para preservação do meio ambiente e da história local.
As demais atividades como as oficinas de arte com pneus e artesanato, feiras e exposições aconteceram durante todo o decorrer do dia.

Para encerrar o evento com chave de ouro, o público composto por crianças, adolescentes, adultos e idosos realizaram junto com a equipe do PEC e seus colaboradores a Trilha do Curumim e a Trilha da Ruína.

Trilha Curumim

Recentemente, o Parque Estadual Cunhambebe, comemorou nove anos de existência com a inauguração de um novo atrativo: a trilha sensorial e interpretativa Curumim, totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais (cadeirantes). Com 1.300 metros de extensão, o ponto de partida do atrativo fica ao lado da sede do parque, em Mangaratiba.

Localizado entre as regiões da Costa Verde e Médio Paraíba, o Parque Estadual do Cunhambebe tem área aproximada de 38 mil hectares, e abrange partes dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí.