No último sábado (10/02), a equipe do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) realizou o resgate de uma ave na Costa Verde Fluminense, conhecida como Socoí-vermelho (Ixobrychus exilis). O animal é considerado raro na região e após ser capturado por guarda-parques foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) da Eletronuclear, em Angra dos Reis, pela equipe do Parque Estadual Cunhambebe (PEC).
O Socoí-vermelho é uma das menores garças do mundo. O animal pode medir de 28 a 36 cm de comprimento e a envergadura podendo variar entre 40 e 45 cm.
“As atividades integradas entre as unidades regionais são fundamentais para a preservação da biodiversidade e a manutenção dos ecossistemas.” afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Além de contribuir para a preservação da fauna, a colaboração entre as Unidades de Conservação permite uma resposta mais eficiente e abrangente para solução de problemáticas ambientais que afetem os locais. A troca de informações e recursos entre as UCs possibilita um trabalho mais coordenado e estratégico, potencializando os esforços para resgatar e reabilitar animais em perigo.
“A cooperação para o resgate e proteção de animais silvestres em situações de risco representa um avanço na conservação ambiental. Essa prática deve ser cada vez mais estimulada e adotada pelas unidades de conservação em suas regiões, visando maximizar os esforços para preservação da vida selvagem”, complementou o gerente de Unidades de Conservação do instituto, Eduardo Antunes.