O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e, para celebrar essa data importante, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove, em todo o estado do Rio de Janeiro, diversas ações e iniciativas para sensibilizar a sociedade sobre a importância da sustentabilidade e do equilíbrio ambiental. Entre as ações, eventos com plantio de mudas e mutirões de limpeza de trilhas. A mobilização de crianças e jovens pelo futuro do planeta foi o destaque na programação deste ano.
De acordo com o presidente do Inea, Philipe Campello, o período é relevante para a instituição e para a população em geral. “A celebração dessa data é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da sustentabilidade, da conservação das nossas florestas e da adoção de práticas ambientalmente responsáveis. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro e das gerações que virão. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um planeta saudável e equilibrado para todos.” comentou o presidente.
“A celebração, que tem a cara do instituto, é de extrema importância, não só para um âmbito estadual, como nacional e mundial, pois serve como um lembrete sobre a urgência de proteger e preservar nosso planeta”, afirma a diretora de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Julia Bochner.
No Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, houve no último sábado (3/6) a visita de alunos do Colégio Laf e do Colégio Municipal Pedro Paulo. Os trabalhos realizados no parque voltados à conservação da natureza foram tema de apresentação aos convidados que puderam se integrar e conhecer a unidade de conservação.
Dentro da programação da Semana do Ambiente, o Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá, no município de Resende, realizou na última segunda-feira (5/6) o plantio de mudas de espécies ameaçadas em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). As mudas vieram de sementes coletadas pelo Projeto de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da RJ-163 e foram germinadas pelo Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS). Participaram do plantio moradores e alunos das escolas do entorno do parque, além das equipes do DER-RJ e da unidade de conservação estaduais.
Cerca de 150 pessoas participaram na última segunda e terça-feira de atividades promovidas pelo Parque Estadual dos Três Picos, localizado na Região Serrana do Rio, em comemoração também ao 21° aniversário da unidade de conservação. Durante todo o dia, estudantes de grupos da rede pública de ensino de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu participaram de atividades especiais. O evento teve muita diversão, ações lúdicas e educativas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi especial para a equipe do Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba. A equipe esteve presente na sede do Inea, no centro do Rio de Janeiro, para a cerimônia de entrega de 81 viaturas para o fortalecimento das unidades de conservação do estado.
Diversas atividades focadas na sensibilização, educação e interpretação ambiental aconteceram ao longo de todo o dia. As equipes do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e da Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá (APAMAR) estiveram juntas na última segunda-feira na exposição organizada pela Prefeitura de Maricá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro do município. A exposição contou sobre as belezas naturais do local, elementos da fauna e flora endêmicas, trilhas, projetos, voluntariado e diversas outras curiosidades.
A equipe do Parque Estadual da Ilha Grande levou na última terça-feira (6/6) para a Praia de Lopes Mendes pedaços de eucaliptos para serem usados na fabricação de escadas da trilha Pouso x Lopes. Durante o trajeto, um grupo de botos-cinzas e uma baleia deram o ar da graça. Houve, também, atividades com o ecomuseu e cinema e pipoca para a juventude.
Já a Reserva Biológica de Guaratiba (RGB), promoveu na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na terça-feira, um evento em prol da conscientização e conservação do meio ambiente junto da comunidade, que participou ativamente na roda de conversa com questões pertinentes para a melhoria da conservação do mangue na localidade.
A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), em São Francisco de Itabapoana, participou hoje (7/6) do Projeto Águas em Movimento com a jornada de painéis que realizou na E.M Domingos Santos em Ponto de Cacimbas. Houve também a premiação dos alunos da escola que participaram do evento com redações sobre os temas das palestras proferidas.