Três unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram do Um Dia no Parque (UDNP), no último domingo (23/7). Com o foco na integração e interação do público com as áreas protegidas, diversas atividades de ecoturismo foram organizadas em diferentes pontos do Rio de Janeiro por UCs estaduais, nacionais e municipais.
Desenvolvida pela Coalizão Pró-UCs, a iniciativa tem o objetivo de valorizar as unidades de conservação por meio do incentivo à visitação. O tema da edição deste ano, “É hora de cuidar do nosso lar”, buscou dar continuidade à última edição do evento, que teve como tema “De volta ao lar” para celebrar o retorno às atividades presenciais após a pandemia de Covid-19. A participação do Inea se deu por meio dos Parques Estaduais da Serra da Tiririca, do Cunhambebe e da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.
No Parque Estadual Cunhambebe (PEC), 77 participantes foram recepcionados logo pela manhã com a entrega de brindes e um coffee break. Após a abertura, os visitantes aprenderam sobre o meliponário – área de criação de abelhas sem ferrão – e a brigada de incêndios florestais e ações correlatas do PEC. Em seguida, percorreram as Trilhas do Curumim e das Ruínas, onde realizaram também o plantio de mudas e a instalação de três placas.
Ao longo do dia, os participantes também conheceram o centro de visitantes do parque para aproveitar exposições sobre a avifauna. Como encerramento, no período da tarde, ocorreu o Cine Ambiental no auditório da unidade de conservação, onde foi apresentado o documentário “O Poema Imperfeito” como maneira de incentivar o debate às questões ambientais.
No Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), a equipe realizou duas programações durante o Um Dia no Parque com os visitantes: uma caminhada na trilha do Morro das Andorinhas, localizado dentro dos limites do parque, em Niterói, e outro percursos na trilha do Espraiado, no Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) do Espraiado, unidade de conservação municipal em Maricá.
As atividades começaram às 9h e foram até o início da tarde. Em grupos de até 15 pessoas, os guarda-parques incentivaram a troca de experiências durante as trilhas, ao mesmo tempo em que explicavam sobre a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e sobre as Áreas de Preservação Permanente (APP) avistadas pelo caminho.
A equipe de guarda-parques da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ) resolveu comemorar de uma maneira diferente. Antes do evento, foi realizado um sorteio nas redes sociais do REEJ para que, no dia 23/7, cinco ganhadores e convidados pudessem visitar um dos atrativos mais conhecidos da reserva, o Pico do Pão de Açúcar. Além do passeio, o momento foi utilizado para a orientação e sensibilização dos participantes em relação à unidade de conservação.
O Um Dia no Parque reúne anualmente mais de 300 Unidades de Conservação por todo o país e oferece atividades de cunho educativo para diferentes públicos. Em 2022, a iniciativa reuniu cerca de 100 mil pessoas em parques e outras UCs. Idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Pró-UC), o evento é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação.
Sobre as unidades de conservação
O Parque Estadual Cunhambebe abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, possuindo uma área de 38.053 hectares. A finalidade principal da criação do PEC, que ocorreu no ano de 2008, foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da região sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade entre os maciços da Bocaina e do Tinguá, preservando montanhas, cachoeiras e demais paisagens notáveis.
Com 3.492,25 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca é uma importante área natural situada no estado. Tendo uma rica biodiversidade e uma paisagem exuberante, o parque abriga diversos ecossistemas, como florestas e restinga. É um refúgio para diversas espécies de fauna e flora, oferecendo oportunidades únicas para atividades de lazer, como trilhas, caminhadas e contemplação da natureza.
A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga é uma unidade de conservação da natureza localizada no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, no município de Paraty, na Costa Verde sul fluminense. São 9.797 hectares de remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos. Criada em 1992, a Reserva tem como objetivo proteger a biodiversidade, a paisagem e a cultura tradicional caiçara. Na unidade vivem cerca de 1500 pessoas em 15 comunidades e núcleos de ocupação localizados ao longo da costa.