Notícias |27.10.2017

Projeto Cidadania Ambiental chega ao Piscinão de Ramos levando diversão e arte para a comunidade. Quem for, verá como é simples e importante preservar o Meio Ambiente

Quando: Domingo (29/10); das 9h às 13h
Onde: Rua Gerson Ferreira – Praça da Alegria (em frente ao Campo de Futebol) – Piscinão de Ramos

O projeto Cidadania Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estará no bairro no Piscinão de Ramos, na Zona Norte, neste domingo (29/10), com o objetivo de sensibilizar a população para a questão envolvendo o meio ambiente no Rio de Janeiro.

Quem for ao local vai poder conhecer melhor o programa De Olho no Lixo, realizado nas comunidades da Rocinha, da Roquete Pinto e da Praia de Ramos, que age de forma integrada em ações para a redução do descarte irregular de resíduos sólidos e seus impactos, afim de sensibilizar a consciência ambiental nos moradores das áreas onde atua.

Todo o material que chega ao programa é reciclado e reaproveitado durante as oficinas de arte-educação – Ecomoda e Funk Verde. Instrumentos musicais, roupas e acessórios são criados a partir do lixo reaproveitando e entregue por moradores e comerciantes. Os alunos dos dois projetos estarão no local para mostrar que moda e música também são frutos da educação ambiental.

A equipe de guarda-parques vai apresentar os equipamentos que são utilizados nas atividades diárias dentro das Unidades de Conservação de todo o Estado.

Quem for ao local poderá participar ainda do Programa Ambiente Solidário, que vai oferecer um curso sobre o aproveitamento total dos alimentos, evitando o desperdício e aprender com o Prove (Programa de Reaproveitamento de óleo vegetal) como descartar corretamente o óleo de cozinha usado. A criançada não ficará de fora, participando de diversas atividades voltadas para os pequenos, entre elas a oficina Colorindo o Ambiente.

Os serviços à população não ficarão de fora! Haverá emissão gratuita da segunda via da carteira de identidade e das certidões de nascimento, casamento e óbito. O número de senhas é limitado.​

​Veja mais: conheça as ações socioambientais do Inea