Notícias |30.03.2023

Secretaria de Estado do Ambiente e Inea desmobilizam extração ilegal de ouro no Norte e Noroeste FluminenseÓrgãos ambientais inutilizaram três balsas usadas para cometer o crime ambiental

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram, nesta terça e quarta-feira (28 e 29/3), operação para desmobilizar exploração mineral de ouro ilegal que acontecia no rio Paraíba do Sul, entre Cambuci e São Fidélis e no rio Muriaé, em Laje de Muriaé. Através da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPPCCA), o órgão ambiental inutilizou três balsas exploradoras nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense por meio do uso de fogo e em consonância ao artigo 111 do Decreto 6514/2008.

A operação contra a mineração ilegal surgiu a partir de denúncias feitas às superintendências regionais do Inea. Nos locais de exploração, foram encontradas balsas utilizadas para a extração de ouro e indícios de utilização recente do equipamento, como roupas, compressor de ar em condições de uso e mangote para alimentar mergulhadores. Todas as estruturas foram desmobilizadas pela equipe do órgão ambiental estadual e, em ambos os locais, não foram encontrados os responsáveis.

“Temos visto pelo país diversas operações para coibir esta exploração ilegal de minérios que, infelizmente, ainda acontece no nosso patrimônio natural. Assim que recebemos denúncias de que isto estava acontecendo em nosso estado, a Secretaria mobilizou equipe para extinguir essa atividade ilegal que tanto prejudica o nosso meio ambiente. É essencial que a população denuncie os crimes ambientais para que possamos otimizar nossas fiscalizações”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os órgãos ambientais estaduais registrarão toda a ação na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para posterior apuração por meio de inquérito policial. Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.