Notícias |15.06.2021

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea lançam o programa Recicla RJIniciativa irá promover a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis de todo o Estado do Rio

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançaram nesta terça-feira (15/6), em evento no auditório da sede dos órgãos ambientais estaduais, o programa Recicla RJ, que irá criar estratégias de apoio à cadeia produtiva da reciclagem. A iniciativa visa promover a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis em todo o território fluminense por meio de ações estruturais e estruturantes de fomento à categoria.

O programa tem por objetivo projetar e sistematizar a cadeia produtiva de reciclagem no estado do Rio de Janeiro, com a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, assim como aumentar os índices de coleta seletiva nos municípios. Dentre as principais metas da iniciativa, está promover assessoria técnica gerencial e operacional para 100 organizações de catadores de materiais recicláveis em todo o território fluminense, além de capacitar gestores e técnicos de todos os 92 municípios em implantação de sistemas públicos de coleta seletiva.

“O Recicla RJ irá fomentar a educação ambiental e otimizar a gestão de resíduos sólidos em nosso estado ao mesmo tempo em que promoverá a inclusão, a valorização e o protagonismo da categoria de catadores de materiais recicláveis do Rio de Janeiro”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Para Custódio Chaves, catador de 62 anos que há 21 trabalha com a reciclagem organizada, a iniciativa dos órgãos ambientais estaduais é fundamental para o reconhecimento da categoria no estado. “Grande parte das pessoas aderiu à catação nos últimos dois anos por necessidade, por causa do aumento do desemprego. Agora, renasce no Rio de Janeiro a oportunidade de termos uma maior inclusão na área. Com este projeto, nasce para nós uma luz no fim do túnel”, afirma representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Fotos: Fabiano Veneza