Notícias |03.11.2022

5 mil mudas: alunos do Ambiente Jovem participam de ações de reflorestamento Mutirões aconteceram em parceria com a CEDAE e com o projeto Replantando Vida

Dezenas de alunos do Ambiente Jovem, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade participaram, nas últimas semanas, de quatro ações de reflorestamento pelo Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, os integrantes do maior projeto de Educação Ambiental do país plantaram cerca de 5 mil mudas de espécies endêmicas da Mata Atlântica, nas margens de locais estratégicos como os rios Guandu e Macacu.

O foco das ações de reflorestamento foram as matas ciliares, que abrigam vegetações próximas a corpos hídricos. Os mutirões de reflorestamento aconteceram em parceria com a CEDAE, que disponibilizou as mudas, e com o projeto socioambiental Replantando Vida, que une ações de sustentabilidade e ressocialização de apenados. Dentre as diversas espécies plantadas estão o ipê amarelo, a aroeira e o ingá.

“Gostamos de ver nossos jovens em sala de aula, mas também gostamos de ver eles na natureza, botando a mão na massa e sentindo que estão fazendo algo de efetivo pela causa ambiental. O Ambiente Jovem é só motivo de orgulho para o Estado”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

Sobre o Ambiente Jovem

A iniciativa, voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Além da capacitação em diversos temas pertinentes, os participantes recebem uma bolsa mensal de 200 reais. Após passarem pelo processo de capacitação sobre sustentabilidade e cidadania, os participantes estarão aptos a exercitarem e multiplicarem esse conhecimento e irão construir um plano de sustentabilidade para suas vizinhanças.