Notícias |02.08.2021

Inea apreende 19 aves em Petrópolis

A Superintendência Regional Piabanha realizou na última sexta-feira (30) uma fiscalização no bairro Cascatinha, na cidade de Petrópolis. A ação, que contou com o apoio do 26° Batalhão de Polícia Militar, realizou a apreensão de 19 aves silvestres que estavam em condições de maus tratos. Entre as espécies, haviam canários da terra, trinca ferros, azulões, curiós, sabiás, entre outros.

 O proprietário do local fugiu, mas foi identificado pelos fiscais, que tomarão as medidas administrativas pertinentes, incluindo uma apresentação de queixa crime junto à autoridade policial competente.

“As ações de apreensão de animais silvestres contribuem para a conservação dos ecossistemas, para a coibição do tráfico e maus tratos contra animais. As aves são importantes na disseminação de sementes e equilíbrio das florestas.”, afirma Ramon Camargo Santiago, chefe de fiscalização da Suppib.

Os animais passaram por avaliação dos biólogos da Suppib e foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. 

A Lei Estadual 3.467/2000 prevê que praticar maus tratos a animais implica em multa de até R$5.000,00 por espécie. A prática de maus tratos contra animais é crime ambiental, punido com detenção, conforme a Lei Federal 9605/1998.

Vale lembrar que a legislação proíbe a guarda e a caça de animal silvestre sem a devida autorização. Você pode denunciar casos de maus tratos e tráfico de animais pelo disque denúncia (21) 2253-1177.