Notícias |25.10.2022

Programa Vem Passarinhar RJ registra 154 espécies de aves na Região Serrana do EstadoAtividade reuniu 20 participantes em Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu

Nos dias 15 e 16/10, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu mais uma edição do Vem Passarinhar RJ na Região Serrana Fluminense. O evento reuniu 20 participantes para registros de 154 espécies de aves no Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Macaé de Cima, nos municípios de Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo.

O evento teve início no sábado (15/10), na sede do PETP em Cachoeiras de Macacu. Durante a manhã, os participantes observaram 92 espécies no circuito de trilhas do Jequitibá, Gruta e Mirante, com destaque para a choquinha-de-garganta-pintada (Rhopia gularis), saíra-sete-cores (Tangara seledon) e o araçari-poca (Selenidera maculirostris), espécies endêmicas da Mata Atlântica.

Durante a tarde, na Torre do SBT, em Nova Friburgo, os observadores registraram 42 espécies, com destaque para os endêmicos da Mata Atlântica, o pichororé (Synallaxis ruficapilla), o capitão-de-saíra (Atilla rufus) e a araponga (Procnias nudicollis), ameaçada de extinção. Na etapa da corujada, os participantes avistaram a corujinha-do-mato (Megascops choliba) e a murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), totalizando 121 espécies observadas.

No domingo (16/10), os participantes fizeram os registros no sítio Virtuoso, localizado na APA Macaé de Cima, em Nova Friburgo. O número total de espécies avistadas foi de 87, com destaque para o sanhaço-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera), o tangará (Chiroxiphia caudata) e o gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea), também exclusivos da Mata Atlântica.

O Vem Passarinhar RJ tem como principal objetivo sensibilizar a população na proteção da biodiversidade fluminense a partir da contemplação da avifauna na natureza. Além disso, o programa idealizado pelo órgão ambiental busca promover o trabalho feito pelas unidades de conservação e estimular uma vida mais saudável.