Notícias |23.09.2019

Última semana para inscrições de municípios no programa Parceiro Olho no VerdeA iniciativa da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade tem como objetivo estabelecer parcerias com os municípios para intensificar o combate ao desmatamento no estado

As inscrições para participar do programa “Parceiro Olho no Verde”, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), terminam nesta sexta-feira (27/9). O objetivo do programa é ampliar a atuação do estado no combate ao desmatamento no território fluminense, por meio do projeto Olho no Verde.

Os municípios interessados precisam preencher o formulário online, disponível aqui.

As inscrições serão avaliadas pela secretaria e os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 11 de outubro. Os municípios serão selecionados de acordo com a capacidade de resposta aos alertas e interseção com a área de abrangência do monitoramento do programa Olho no Verde.

Aos “Parceiros Olho no Verde” caberá participar de, ao menos, uma vistoria pelo programa, em conjunto com a Seas e o Inea; e realizar, pelo menos, 90% das vistorias encaminhadas para averiguação; enviar os resultados das vistorias para a Seas e, dela, receber capacitação e divulgação em parceria.

Em novembro, está programada a celebração da parceria com os envolvidos, que, em seguida, começarão a receber os alertas.

Sobre o Olho no Verde

O Olho no Verde tem como objetivo o combate ao desmatamento por meio da incorporação da tecnologia do imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais. O programa, capaz de identificar supressão ilegal de vegetação a partir de 200 metros quadrados, usa imagens de satélite com 50 centímetros de resolução, detecta a mudança de tons em áreas verdes e aponta a degradação sofrida na região. Ao identificar o desmatamento, alertas são emitidos para as equipes de fiscalização estaduais por meio de plataforma online.