Olho no Verde

O projeto Olho no Verde promove o monitoramento sistemático dos remanescentes florestais por imagem de satélite, detectando automaticamente alertas de desmatamento no estado e enviando essas informações às equipes de fiscalização do INEA de forma estratégica e inteligente.

A secretaria recebe quinzenalmente os alertas detectados, sendo enviados à sala de situação para validação. Nesta sala, se reúnem representantes de cada uma das equipes disponíveis, para validar individualmente cada alerta e definir de forma colegiada, qual equipe será responsável pela vistoria.

Os alertas são então distribuídos aos fiscais através de uma plataforma online, que pode ser acessada por qualquer dispositivo, bastante apenas acesso a internet. Nesta mesma plataforma, os fiscais preenchem seus resultados, sendo possível o acompanhamento em tempo real dos avanços do projeto.

Desde o início do projeto, em 2016, já foram atendidos mais de 1.500 alertas de desmatamento. O projeto impulsionou 1.200 ações de fiscalização, das quais 76% tiveram supressão ilegal confirmada. As informações geradas pela operação constituem fontes importantes para tomada de decisões, compreensão do perfil de desmatamento e dinâmica da paisagem no Estado.

Com o tempo, o projeto também se tornou um fomentador de parcerias, tendo buscado a parceria institucional com os municípios fluminense, Ministério Público estadual, ICMBio, SOS Mata Atlântica, Mapbiomas, entre outros.

Os dados do projeto Olho no Verde podem ser acessados na Plataforma Ambiente+, na seção “Cobertura Florestal e Proteção da Biodiversidade” > “Cobertura Florestal” > “Olho no Verde”.